quinta-feira, 14 de maio de 2009

Actividade Sísmica

Sismo é um movimento brusco da superfície terrestre resultante da libertação de energia numa zona de ruptura na litosfera.


Como ocorre um sismo?




Hipocentro - é o local onde o sismo teve origem, foco, e de onde se propagam as ondas sísmicas.


Epicentro – é o ponto da superfície terrestre situado na vertical do hipocentro, onde o sismo é sentido com maior intensidade.


Onda sísmica – é a energia que se liberta sob a forma de vibrações.


Sismógrafo – é o aparelho que regista e detecta um sismo, e que fornece um gráfico com o registo das ondas sísmicas – sismograma.


Sismos: como prever?


Os sismólogos investigam os dados fornecidos pelas estações sismográficas, mas ainda não é possível prever com exactidão a ocorrência de um determinado sismo. No entanto, um grande sismo pode ser precedido por abalos premonitórios (pequenos sismos), e depois de ocorrer pode ser seguido por outro tipo de abalos – réplicas.
  • Escala de Mercalli Modificada (MM) pode medir a intensidade de um sismo numa escala de 12 graus. Baseia-se no testemunho das pessoas e na observação dos estragos.
  • Escala Richter é utilizada para medir a magnitude (quantidade de energia libertada no hipocentro) dos abalos sísmicos, e varia de 0 a 9 graus.
Os valores de intensidade de um sismo registados em diferentes locais podem ser marcados num mapa – carta de isossistas.

Isossista – é uma linha curva que une pontos onde o sismo é sentido com igual intensidade.

Sem comentários: